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Ilustração de Gil Vicente |
No teatro de Gil Vicente houve bastantes dificuldades, entre
o entrelaçamento de gêneros, formas, fontes, motivos, diversidades formal e
temática. Em 1562 foi publicada uma obra que foi organizada pelo filho do autor
(Luis Vicente), chamada de A Copilaçam de Todalas obras
de Gil Vicente, que classifica suas peças em cinco categorias:
• Assuntos religiosos (peça de devoção)
• Assuntos com várias composições bem menores (comédias,
tragicomédias, farsas e obras meúdas), que passavam por uma censura por não
serem aceitas pela sociedade e por ser classificado como obras defeituosas e
não atenderem a critérios.
Na obra Gil vicentina, são diferenciados alguns gêneros
teatrais por Antônio José Saraiva e Oscar Lopes.
Vejamos:
a) Os
autos pastoris: Monólogos ou diálogos de pastores à maneira de Juan
del Encina.
b)
Os autos de moralidade: Nascimento
ressurreição de Cristo que foram diretamente inspirados da Bíblia.
c)
Os autos cavalheirescos: Cenas
de episódios sentimentais cavalheirescos, ao gosto da corte.
d)
As farsas: é
criado a partir de um flagrante de uma vida típica de uma pessoa, ou sucessão
de quadros cômicos que são sem ligação. Ex.: A farsa de Inês Pereira e O Velho
da Horta.
e) As
alegorias de tema profano ou fantasias alegóricas:envolvia
cenas de farsas, romance e canções.
Os sermões burlescos e os monólogos são ainda
diferenciados entre si, entre várias outras.
Gêneros principais, cronologia e evolução.
Os autos: são inspirados em mistérios e
moralidades medievais, com seres não individualizados com própria psicologia, são
símbolos que personificam anjos, demônios, virtudes, vícios e etc. Gil Vicente
foi acrescentando aos seus autos uma dimensão bastante polêmica e satírica que
era unida com a Luxúria, a Avareza o Trabalho e a Comunhão, ou seja,
representava toda a sociedade no começo do Renascimento.
As Farsas: são bastante usadas para
críticas através do riso, desnudam as mazelas da sociedade pré-renascentista.
Retratam os tipos humanos e sociais, por meio da exploração de efeitos
cômicos.
A distribuição cronológica de suas peças:
• Monólogo do Vaqueiro ou Auto da Visitação (1502)
• Auto Pastoril Castelhano (1502)
• Auto dos Reis Magos (1503)
• Auto de São Martinho (1504)
• Quem Tem Farelos? (1505)
• Auto da Alma (1508)
• Auto da Índia (1509)
• Auto da Fé (1510)
• O Velho da Horta (1512)
• Exortação da Guerra (1513)
• Comédia do Viúvo (1514)
• Auto da Fama (1516)
• Auto da Barca do Inferno (1517)
• Auto da Barca do Purgatório(1518)
• Auto da Barca da Glória (1519)
• Cortes de Júpiter (1521)
• Comédia de Rubena (1521)
• Farsa de Inês Pereira (1523)
• Auto Pastoril Português (1523)
• Frágua de Amor (1524)
• Farsa do Juiz da Beira (1525)
• Farsa do Templo de Apolo (1526)
• Auto da Nau de Amores (1527)
• Auto da História de Deus (1527)
• Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela (1527)
• Farsa dos Almocreves (1527)
• Auto da Feira (1528)
• Farsa do Clérigo da Beira (1529)
• Auto do Triunfo do Inverno (1529)
• Auto da Lusitânia, intercalado com o entremez Todo-o-Mundo e Ninguém (1532).
• Auto de Amadis de Gaula (1533)
• Romagem dos Agravados (1533)
• Auto da Cananea (1534)
• Auto de Mofina Mendes (1534)
• Floresta de Enganos (1536)
• Auto Pastoril Castelhano (1502)
• Auto dos Reis Magos (1503)
• Auto de São Martinho (1504)
• Quem Tem Farelos? (1505)
• Auto da Alma (1508)
• Auto da Índia (1509)
• Auto da Fé (1510)
• O Velho da Horta (1512)
• Exortação da Guerra (1513)
• Comédia do Viúvo (1514)
• Auto da Fama (1516)
• Auto da Barca do Inferno (1517)
• Auto da Barca do Purgatório(1518)
• Auto da Barca da Glória (1519)
• Cortes de Júpiter (1521)
• Comédia de Rubena (1521)
• Farsa de Inês Pereira (1523)
• Auto Pastoril Português (1523)
• Frágua de Amor (1524)
• Farsa do Juiz da Beira (1525)
• Farsa do Templo de Apolo (1526)
• Auto da Nau de Amores (1527)
• Auto da História de Deus (1527)
• Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela (1527)
• Farsa dos Almocreves (1527)
• Auto da Feira (1528)
• Farsa do Clérigo da Beira (1529)
• Auto do Triunfo do Inverno (1529)
• Auto da Lusitânia, intercalado com o entremez Todo-o-Mundo e Ninguém (1532).
• Auto de Amadis de Gaula (1533)
• Romagem dos Agravados (1533)
• Auto da Cananea (1534)
• Auto de Mofina Mendes (1534)
• Floresta de Enganos (1536)
Fonte: www.colegioweb.com.br Acesso em: 16/05/2013
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